Compromisso com Orgulho: Como fazer a diferença, ao criar espaços seguros para a comunidade LGBTQIA+

Antes de mais, aquilo que mais importa. Sabemos que a nossa indústria, incluindo nós mesmos, temos muito trabalho para fazer no que diz respeito à diversidade e inclusão. Nós adoramos a indústria da beleza e bem-estar, mas sabemos que – como em muitas outras áreas de negócio – ainda existem muitos preconceitos e estereótipos. Temos de aceitar este facto.

No entanto, o que também sabemos, é que esta nossa indústria está cheia de pessoas maravilhosas, apaixonadas, diversas e tolerantes – que partilham desta nossa crença em que todos merecem ser tratados com respeito. É por isso que, neste mês do Orgulho, estamos a dar o nosso primeiro passo rumo a uma experiência de beleza e bem-estar mais inclusiva para os nossos clientes e parceiros – porque temos a certeza que a nossa indústria está realmente pronta para “um antes e um depois”. Continua a ler para ficares a saber mais. 

Treat everyone well

Não é segredo para ninguém que, na Treatwell, somos verdadeiros defensores da importância do autocuidado. Acreditamos mesmo que os profissionais da nossa indústria são muito talentosos – verdadeiros especialistas em tudo, desde cabelo, unhas e maquilhagem até massagens, tratamentos faciais e estéticos – têm o poder de mudar vidas (pedimos desculpa pela falta de modéstia). E mesmo quando não estão ocupados a criar transformações completas, aqueles pequenos momentos de autocuidado podem influenciar o bem-estar dos seus clientes de formas indescritíveis.

Para os membros da comunidade LGBTQIA+, tudo isto pode tornar-se ainda mais verdadeiro. Seja um corte de cabelo que afirma a identidade de género, uma manicure que faz com que um cliente se sinta mais ele mesmo, ou apenas um bom momento de cuidado pessoal na forma de uma massagem relaxante – os tratamentos de beleza e bem-estar encorajam as pessoas a abraçarem e expressarem quem realmente são, como um abraço caloroso e merecido.
É por isso que acreditamos que o autocuidado e a autoexpressão não são luxos à mercê de alguns privilegiados – devem estar acessíveis para todos. Por isso, estamos a lançar a iniciativa “Compromisso com Orgulho” – a nossa primeira ação para o Mês do Orgulho, mas que vem para ficar. Rufem os tambores…

O nosso Compromisso com Orgulho

Na verdade, é muito simples. Estamos a introduzir um distintivo, com o objetivo de certificar os salões de beleza que, orgulhosamente, são amigos da comunidade LGBTQIA+. Estamos a ensinar e incentivar os nossos parceiros a adotarem esse distintivo nos seus salões. Para fazer isso, basta assinar o nosso Compromisso com Orgulho. Ao assumir o Compromisso com Orgulho e adotar o distintivo de salão LGBTQIA+ friendly, o salão ficará comprometido a incorporar os Pride values*, que são inerentes a este compromisso, em cada reserva que seja feita. Esta é uma forma de expressar o apoio à comunidade LGBTQIA+ e mostrar a todos os clientes que o salão acredita na importância de combater a discriminação e promover o tratamento inclusivo.

*Pride values: Profissionalismo, Respeito, Integridade, Diversidade, Excelência

Como aderir ao Compromisso com Orgulho?

Se já és parceiro da Treatwell, podes adicionar o distintivo de salão LGBTQIA+ friendly, ao teu salão em apenas alguns passos: 

  • 1. Clica no botão abaixo para leres as condições do compromisso.
  • 2. Clica em “Aceitar” para aderires ao Compromisso com Orgulho.
  • 3. Compreende que ao aderires, estás a comprometer-te respeitar os Pride values* e a demonstrar apoio a um tratamento inclusivo em todas as reservas recebidas.

Assim que aceitares o compromisso, vamos verificar as informações do salão e enviar-te uma atualização sobre o distintivo dentro de poucos dias. Após revermos toda a informação, o teu distintivo de salão LGBTQIA+ friendly será adicionado à página do salão no marketplace da Treatwell.

Aceita o compromisso, obtém o distintivo e anuncia alto e bom som connosco. 

Se ainda não estás a utilizar a Treatwell para gerir o teu salão, clica no link abaixo para agendar uma demonstração gratuita e, depois, poderás facilmente adicionar o distintivo assim que a tua conta estiver ativa.

E se quiseres ir mais além para tornar o teu salão (e a nossa indústria) mais inclusivos, podes:

  • Motivar a tua equipa a participar numa ação de formação sobre diversidade e inclusão
  • Pedir aos clientes para fazerem uma avaliação sobre o ambiente inclusivo no salão e analisar os resultados do feedback obtido.

*Pride values: Profissionalismo, Respeito, Integridade, Diversidade, Excelência

Porquê aderir ao Compromisso com Orgulho?

Na nossa perspetiva, existem muitos motivos para aderir ao Compromisso com Orgulho. Sabemos que identificar salões de beleza, barbearias e centros de bem-estar como salões seguros na Treatwell pode significar muito para todos os clientes, mas também para a comunidade. Ficam aqui alguns exemplos:

Compromisso com a comunidade

Aqui está a questão. Quando se trata disto, o mundo do autocuidado e dos mimos próprios pode ser um lugar intimidante. São coisas íntimas, muito pessoais. Nestes espaços expomos a nossa pele para receber uma massagem, ou despimo-nos para uma sessão de depilação. Ou mesmo, quando nos sentamos na cadeira do salão, prontos para um corte de cabelo transformador, ou fechamos os olhos para retocar as pestanas, estamos a colocar-nos nas mãos de outras pessoas, ainda que verdadeiros profissionais. Por estas razões, é importante deixar claro que o salão é um espaço que acolhe todos por igual, sem preconceitos nem estereótipos e que se preocupa com a inclusão. Isto traz tranquilidade e conforto a todos os membros da comunidade LGBTQIA+.

Ao exibir orgulhosamente a certificação com o nosso distintivo, os nossos parceiros estão a dizer alto e bom som – que não vão tolerar discriminição e que os salões são espaços seguros para a comunidade LGBTQIA+. Isto é importante porque vai orientar os clientes para salões que dão prioridade à inclusão, permitindo que façam reservas tendo em conta o distintivo.


E quando encontramos um salão que realmente entende e valoriza a nossa identidade? Bem, é quando a magia acontece. Estamos a falar de uma magia transformadora, que aumenta a confiança e afirma a identidade de género. Todos nós merecemos ser tratados com respeito e dignidade, investir no nosso bem-estar e expressar o nosso estilo e beleza únicos. Ao aderir ao Compromisso com Orgulho, esperamos ajudar a comunidade LGBTQIA+ a fazer tudo isso sem reservas. Porque o tempo para cuidarmos de nós deve ser livre de quaisquer preocupações.

Compromisso com os clientes

Sejam eles novos clientes, potenciais clientes ou bons e velhos habituais; se eles se identificam como LGBTQIA+ ou se são amigos da comunidade: os clientes importam-se com o que as empresas dizem e fazem. Importam-se se a filosofia de um salão está alinhada com as suas próprias crenças e convicções. E as experiências vividas no salão provavelmente serão afetadas por tudo isso.

Quando se adere ao Compromisso com Orgulho, os clientes ficam com a garantia de que o salão acredita em tratamentos inclusivos e que a sua principal prioridade é a segurança e o conforto do cliente. Assim, os clientes terão a certeza que o salão está comprometido em tratar todos bem, como merecem. Tcharam – a experiência de beleza e bem-estar acabou de se tornar ainda mais enriquecedora.

Compromisso com o salão

Isto é muito importante. Sabemos que muitos dos nossos salões parceiros já têm estas crenças e convicções junto ao coração. Ter a oportunidade de declarar abertamente isso significa muito, não apenas para os clientes, mas também para os profissionais que trabalham no salão.

Ao identificar o salão como LGBTQIA+ friendly, o salão fica aberto a uma série de novas oportunidades. Desde o envolvimento com novas perspetivas e ideias, até à conexão com uma rede de profissionais que partilham dos mesmos princípios de inclusão. Além disso, as portas ficam abertas para novos clientes em busca de aceitação e afirmação. Tudo isto contribui para criar lealdade, confiança e relacionamentos de longo prazo com os clientes. Quando as pessoas se sentem valorizadas e bem aceites, elas tornam-se defensoras – verdadeiras embaixadoras – dos salões e negócios que as apoiam.

E mais, ao aderir ao Compromisso com Orgulho, estaremos todos a dar mais um passo na rejeição ao preconceito, aos padrões de beleza, aos estereótipos e à discriminação. Juntos estaremos a abrir caminho para uma indústria mais inclusiva e acolhedora, o que não se limita apenas aos clientes habituais. Dar este passo mostra sentido de compromisso também com toda a equipa de colaboradores, criando uma cultura inclusiva dentro do salão e em toda a indústria da beleza e bem-estar. Aderir a este compromisso significa criar espaços seguros dos quais todos podem beneficiar e, também, promover um ambiente acolhedor e inclusivo para todos os membros desta nossa indústria – da raiz até às pontas. Não é isto, o que todos nós queremos?

Então, vamos fazer isso

Juntos podemos ajudar a tornar a indústria mais inclusiva e garantir que a comunidade LGBTQIA+ se sinta aceite e afirmada sempre que fizer um tratamento através da Treatwell. Não só durante o Mês do Orgulho, mas em todos os meses de agora em diante. Pelo autocuidado e pela autoexpressão, vamos tratar todos bem.